Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Higiene na cozinha é saúde para toda família






Na hora de cozinhar, além da  qualidade dos alimentos, é fundamental ter atenção às condições do ambiente e do preparo da comida, que deve ser feito de maneira a evitar riscos para a saúde.

Você conhece a cozinha do restaurante que frequenta?


Muitos estabelecimentos não se preocupam com  a saúde de seus consumidores e deixam de lado a pratica simples e básica de higiene com os utensílios e na manipulação dos alimentos.

Não devemos abrir mão dos padrões sensoriais e sanitários daquilo que comemos, caso contrário pagaremos com nossa saúde

As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são causadas por agentes que penetram no organismo humano através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

Os alimentos contaminados aparentemente são normais e, como o consumidor não está devidamente esclarecido ou consciente dos perigos envolvidos, não consegue identificar qual alimento poderia estar contaminado.

A higienização correta dos utensílios de cozinha, por exemplo, já previne muitas das contaminações.

Esponja - muito cuidado com esse item que, graças à umidade e ao acúmulo de alimento, favorece a proliferação de bactérias.

 Na lavagem das folhas com raiz, a terra deste alimento pode se concentrar na pia e, ao passar a esponja, as bactérias se acumulam.

Para higienizá-la, deixe-a imersa em solução clorada por 5 a 10 minutos. 
Enxágue com água filtrada e deixe secar em local arejado"

Tábuas com fissuras são sinais de alerta, pois acumulam restos de alimentos e, consequentemente, bactérias.

Lixeira – abandone a lixeira de pia, que facilita a transmissão de bactérias para a superfície onde você manuseia os alimentos. O melhor é mantê-la no chão e optar por modelos com metais, em que você não precisa tocar com as mãos.

Utensílios – dispense todos os utensílios de madeira – tábuas, colheres, espátulas, entre outros -, que acumulam bactérias e dificultam a higienização completa.

Prefira a utilização de panelas de inox, cerâmica, vidro e utensílios de silicone ou bambu", materiais atóxicos.
Higienização dos alimentos - as folhas, frutas e legumes devem ser lavar em água corrente, imersas em solução clorada e enxaguadas com água filtrada antes do consumo. 

Hidrosteril, clorin e água sanitária (a versão específica para essa finalidade) são alguns dos produtos recomendados para higienizar o alimento.

Fonte- Sites da Internet





Nenhum comentário:

Postar um comentário