Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

sábado, 4 de outubro de 2014

Alimentos que podem renascer a partir de si mesmos




           

Veja como cultivar algumas verduras, legumes e até frutas sem precisar das suas sementes, apenas de uma dose (maior ou menor) de paciência:




Cebolinha

Nível:
facílimo

Tempo para consumo: 5 dias


Como fazer?
Mergulhando-as em um copo com água, que deve ser trocada todos os dias. 

Logo você contará com uma plantação de cebolinhas.



Batata doce

Nível: difícil

Tempo para consumo: 10 meses

Como fazer? 


Compre uma batata doce no mercado, fure-a com palitos de espeto e deixe-a suspensa em um copo com água, de modo que apenas metade. 



O cultivo da planta segue da forma tradicional: garanta que ela tome um pouco de luz e regue-a periodicamente.



Alface romana

Nível: fácil

Tempo para consumo:
20 dias

Como fazer? 

A partir da cabeça (que normalmente jogamos fora) de uma alface romana, é possível cultivar uma nova verdura de forma orgânica.

Não é estritamente necessário plantá-la na terra, mas no solo você conseguiria folhas duas vezes maiores do que no cultivo hidropônico.


Encha uma caneca grande com cerca de um dedo de água e deixe a cabeça da alface ali, de preferência em algum lugar que pegue um pouco de Sol. Cheque a água todos os dias e reponha-a sempre que necessário.




Cenoura

Nível: fácil

Tempo para consumo: 15 dias

Como fazer? 

As folhas de cenoura possuem um sabor bastante particular e muitas pessoas gostam de usá-las nas saladas ou para dar um toque especial em sopas ou drinks de frutas.

As folhas de cenoura podem ser cultivadas facilmente cortando a cabeça de uma cenoura

(a parte que costumamos jogar fora) e colocando-a em uma vasilha com um pouco de água até metade de sua altura.


Manjericão


Nível: médio

Tempo para consumo: 45 dias

Como fazer? 

Separe um galhinho do manjericão que você comprou na feira e corte com uma faca de lâmina afiada logo abaixo dos nós (de onde saem novas folhas e galhos), deixando a muda com cerca de 10 cm de altura.

Tire todas as folhas dos galhinhos, deixando apenas as da parte superior. Mergulhe-os em um copo cheio de água, deixando apenas as folhas para fora.

Mantenha o copo em um local fresco, mas que bata a luz do Sol, e troque a água de vez em quando. Raízes vão nascer e quando atingirem cerca de 5cm de altura, separe cada galhinho em um novo copo. Cuide para que as plantas tomem cerca de 6h de Sol por dia e já comece a separar a lenha.



Abacaxi

Nível: difícil

Tempo para consumo: 3 anos

Como fazer? 

Separe a coroa unida à base que ficava presa na casca. Tire todo o excesso da fruta e mergulhe só a base em um copo com água, que deve ser trocada periodicamente. 

Em algumas semanas, as raízes terão crescido e a muda estará pronta para ser plantada em um vaso com terra.


Nessa primeira etapa, a quantidade de água no solo deve ser mantida equilibrada: nem muito seco, nem muito molhado. Depois de alguns meses, as raízes já estarão firmes e o antigo abacaxi finalmente será uma nova planta.


As folhas velhas serão substituídas por novas e, depois de cerca de um ano, chegará a hora de mudar a planta para um vaso maior e de melhor drenagem. Aí, é só esperar e seguir com o cultivo da forma tradicional: luz + água periodicamente.

Fonte: http://asboasnovas.com/biosfera/conheca-sete-alimentos-que-podem-renascer-a-partir-de-si-mesmos/