Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Influência dos alimentos em nossas emoções








Os hábitos alimentares podem interferir em nosso estado emocional. Uma alimentação saudável contribui para a melhora do funcionamento do organismo e na produção dos neuro transmissores responsáveis pelo nosso bem estar.



Banana - contra a ansiedade

Se você anda mais ansiosa que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina.

Quando os níveis desse neuro transmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. causando irritação e ansiedade. 

Combina doses importantes de triptofano e vitamina B 6, juntas se tornam poderosas na produção da serotonina consumir: 2 unidades por dia


Mel - nos deixa alegre

Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos.O mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. 


Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. 

Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neuro transmissor do bom humor é produzido no intestino. consumir 1 colher (sopa) / dia.


Abacate - amigo do sono

Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. 

Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. 

Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neuro transmissores que fazem você dormir bem. 

consumir: ½ abacate pequeno, 3 x / semana.


Salmão - levanta o astral


Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato.

 Essa  gordura é encontrada no salmão. Mas existem em outros peixes (atum, arenque e sardinha).

O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. 


Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central. 
consumir: 1 porção, 3 x / semana.



Lentilha - afasta o medo
Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações.

Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha.


Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranquiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neuro transmissor que também interfere nos sentimentos.

consumir: 3 conchas pequenas / semana.


Nozes - mantém você concentrada

São muitos os nutrientes das nozes. 

Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração.

Essa vitamina imita a acetilcolina, neuro transmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória. c
onsumir: 2 nozes, 4 x / semana





Chá verde - espanta o estresse
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fito químicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. 

O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. 


Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia.


Brócolis - deixa a mente esperta

Você demora alguns segundos para lembrar o número do seu telefone ?

Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, consequentemente, melhorando a memória.

Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho. c
onsumir: 1 pires / dia.




Óleo de linhaça - dribla o apetite voraz
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado a frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. 

Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. 

Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a compulsão à comida fica bem menor. consumir: 1 colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais.


Gérmen de trigo - acaba com a irritação

Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. 

Mas por ter uma boa dose de vitamina B 5, o gérmen é especialmente indicado como calmante. 


Melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade. consumir: 2 colheres (chá) / dia.


Tofu- esquenta o desânimo
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. 

Também é rico em magnésio( evita o enfraquecimento das enzimas que participam da produção de energia) e ferro(combate a anemia).


Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao Tofu o poder de acabar com o cansaço mental.




Fonte: Dr. Luiz Carvalho – Nutrólogo e Nutricionista; e Nut. Gabriela Zanatta Port – Nutricionista






Laranja Vermelha, a faxineira das impurezas




Lendo esta reportagem no jornal, senti que deveria compartilhar com vocês.



Laranja vermelha age contra o colesterol e protege o coração






Com plantio ainda escasso no Brasil, a laranja vermelha — falsa sanguínea — é uma quase desconhecida na mesa e nos supermercados brasileiros.


Originária da Índia e de países do Mediterrâneo, a laranja vermelha é uma rica fonte de substâncias que combatem a ação dos radicais livres e evita riscos de doenças cardiovasculares (DCV).

A polpa dela é vermelha da cor do sangue e o seu poder de varrer para longe as impurezas do organismo humano tem sido tema de pesquisas e teses no mundo inteiro.

Com plantio ainda escasso no Brasil, a laranja vermelha — falsa sanguínea ou sanguínea de mombuca — é uma quase desconhecida na mesa e nos supermercados da maioria das cidades brasileiras.

Uma pesquisa recém divulgada pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) eleva essa variedade da laranja ao posto de faxineira-mor das impurezas que circulam na corrente sanguínea do corpo humano. Ela teria maior poder de limpeza do que outras espécies, como a pera, a baía ou a valência.

Numa análise bioquímica que durou oito semanas, com 35 voluntários que  passaram dois meses bebendo 750 ml de suco da fruta — três copos de 250 ml — por dia. A professora de nutrição da Unesp Cláudia Lima, sob a orientação da bióloga Thaís Borges César, concluiu que o suco dessa linhagem de laranja reduziu em 9% a taxa de colesterol total e em 11% a taxa de colesterol ruim.

— Observamos que houve a diminuição de 5% no índice de proteínas relacionadas a riscos cardíacos, enquanto a proteína C reativa, um indicador de existência de inflamação aguda no organismo, baixou 49% — explica a nutricionista.

Outras laranjas também baixam o colesterol e são ricas em carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, mas a laranja de polpa vermelha do tipo falsa sanguínea tem algo mais.

 O grande diferencial dessa para outras variedades da fruta é que ela possui maior quantidade de licopeno e de outros flavonoides, além de atuar diretamente nos marcadores que alertam para a presença de radicais livres no corpo, como a proteína C reativa.

 Quando o nível dessa substância está alto, significa risco de estresse oxidativo (desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo) e de doenças cardiovasculares.


                                         
Fonte: Caderno Vida Zero Hora