Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Laranja Vermelha, a faxineira das impurezas




Lendo esta reportagem no jornal, senti que deveria compartilhar com vocês.



Laranja vermelha age contra o colesterol e protege o coração






Com plantio ainda escasso no Brasil, a laranja vermelha — falsa sanguínea — é uma quase desconhecida na mesa e nos supermercados brasileiros.


Originária da Índia e de países do Mediterrâneo, a laranja vermelha é uma rica fonte de substâncias que combatem a ação dos radicais livres e evita riscos de doenças cardiovasculares (DCV).

A polpa dela é vermelha da cor do sangue e o seu poder de varrer para longe as impurezas do organismo humano tem sido tema de pesquisas e teses no mundo inteiro.

Com plantio ainda escasso no Brasil, a laranja vermelha — falsa sanguínea ou sanguínea de mombuca — é uma quase desconhecida na mesa e nos supermercados da maioria das cidades brasileiras.

Uma pesquisa recém divulgada pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) eleva essa variedade da laranja ao posto de faxineira-mor das impurezas que circulam na corrente sanguínea do corpo humano. Ela teria maior poder de limpeza do que outras espécies, como a pera, a baía ou a valência.

Numa análise bioquímica que durou oito semanas, com 35 voluntários que  passaram dois meses bebendo 750 ml de suco da fruta — três copos de 250 ml — por dia. A professora de nutrição da Unesp Cláudia Lima, sob a orientação da bióloga Thaís Borges César, concluiu que o suco dessa linhagem de laranja reduziu em 9% a taxa de colesterol total e em 11% a taxa de colesterol ruim.

— Observamos que houve a diminuição de 5% no índice de proteínas relacionadas a riscos cardíacos, enquanto a proteína C reativa, um indicador de existência de inflamação aguda no organismo, baixou 49% — explica a nutricionista.

Outras laranjas também baixam o colesterol e são ricas em carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, mas a laranja de polpa vermelha do tipo falsa sanguínea tem algo mais.

 O grande diferencial dessa para outras variedades da fruta é que ela possui maior quantidade de licopeno e de outros flavonoides, além de atuar diretamente nos marcadores que alertam para a presença de radicais livres no corpo, como a proteína C reativa.

 Quando o nível dessa substância está alto, significa risco de estresse oxidativo (desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo) e de doenças cardiovasculares.


                                         
Fonte: Caderno Vida Zero Hora