Dicas para lavar as roupas
*** Continuo com dicas para os homens:
Os homens que vivem sozinhos sempre estão com dúvidas de como lavar as roupas sem estragá-las. Sendo coloridas, brancas, com tecidos diferentes, etc.
Confira as dicas para não errar:
Teste a tinta
Uma peça que solta tinta pode tingir um guarda-roupa. Deixe o item suspeito em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separada depois.
Organize a lavagem
Junte os itens brancos e de cores claras com o mesmo grau de sujidade em uma mesma pilha. Separe as peças brancas de tecido sintético e lave-as somente com as de tecido branco.
Separe os tecidos sintéticos, os mistos e os que não amassam, dos tecidos naturais.
Crie uma outra pilha com as demais roupas escuras (azul escuro, preto, cinza escuro, verde, vermelho, etc).
Olhe a etiqueta
Existem alguns tecidos que não podem ser lavados em máquinas, geralmente utilizados em roupas íntimas ou em roupas com tecidos diferentes. Se na etiqueta estiver avisando que a roupa não deve ser lavada em máquina, não lave. Lave-a à mão.
Ensaboe com moderação
A quantidade de sabão não depende da quantidade de peças mas sim da de sujeira. Normalmente, ½ copo americano para um tanque cheio é o suficiente.
Seque no cabide
Coloque camisas sociais e camisetas para secar em cabides. A peça já sai lisa, facilitando muito na hora de passar e, em muitos casos, até dispensa a passagem de ferro.
Jogue a toalha
Para evitar marcas de prendedor, coloque camisas de tecidos delicados sobre uma toalha de banho. De preferência seca
Feche o zíper
Zíper aberto sofre mais atrito na hora da lavagem, o que faz ele emperrar antes do esperado. Feche todos que encontrar.
Leia as instruções
Os alvejantes modernos são ótimos, se você usar o produto certo. Mal utilizados, podem tirar cor ou amarelar roupas brancas. Como saber? Lendo o rótulo.
*** Não deixe de molho
Abaixo as tradições: Após duas horas, a mistura de água e ingredientes químicos com a sujeira das roupas vai fermentar, deixando um cheiro desagradável.
Fonte: InternetSuperinteressante
Nenhum comentário:
Postar um comentário