Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cozinha sempre limpa







Com cuidados fáceis, é possível mandar a sujeira da cozinha embora bem depressa e mantê-la limpa.


Filtro de água de barro

Para higienizá-lo, basta esfregar o interior do filtro com uma esponja molhada. Depois, enxágue com bastante água. Por fim, borrife dentro e fora dele uma solução de duas colheres (sopa) de água sanitária e um litro de água. Seque bem e pronto!

Garrafa térmica

A cada troca de bebida, ponha um litro de água quente com uma colher (sopa) de bicarbonato. Aguarde uma hora e enxágue.

Tábua de carne

Prefira de plástico, que segura menos sujeira. Lave com água e detergente, com a bucha do lado amarelo, para não riscar. Enxágue, cubra com vinagre branco e deixe escorrer.


Pano de prato

A regra é: usou, lavou. Para isso, ponha a peça de molho durante dez minutos em um litro de água misturada a duas colheres (sopa) de água sanitária. Lave com sabão e enxágue. Após secar, passe com ferro bem quente.


Micro-ondas

Coloque um pote com 150 ml de água e três rodelas de limão dentro e ligue por quatro minutos. 

Em seguida, passe uma esponja com solução de oito gotas de detergente por litro de água.
 
Paninho de pia

Jamais deixe que, depois de molhado, ele seque naturalmente. Toda vez que molhá-lo, coloque-o para lavar. O procedimento é igual ao da higienização dos panos de prato.

Esponja

Ao usar, lave com água e sabão, esprema e ponha de molho em um litro de água com duas colheres (sopa) de água sanitária, por cinco minutos. Mantenha-a longe do sabão.

Geladeira

Retire os produtos e desligue. Lave com água e detergente. Pulverize uma mistura de água e vinagre branco (meio a meio). Limpe bem.

Chão e paredes

Para cada litro de água, pingue oito gotas de detergente. Passe a mistura com um pano. Prepare uma solução de duas colheres (sopa) de água sanitária para cada litro de água e espalhe nas superfícies.

Formigas e baratas

Para evitá-las, tampe bem os alimentos e jogue o lixo fora diariamente. Ah, vale usar iscas contra essas temíveis pragas, mas leia direitinho o rótulo e siga, ao pé da letra, as recomendações do fabrica.

Lixo

Ele deve ficar no chão e ter tampa acionada por pedais. Não se esqueça de trocar o saco interno todos os dias e de limpar o balde.

Gavetas emperradas

Com um pano, aplique uma camada de cera de chão incolor (em pasta) ou parafina nos trilhos. Retire o excesso e recoloque a gaveta. Ela vai deslizar como nova!

Sai gordura

Ligue o forno no máximo, deixe esquentar bem e desligue. Na parte de cima, coloque uma panela com amônia. Na de baixo ponha outra panela com água fervente.


Deixe de um dia para o outro. Depois passe um pano com sabão neutro e lave com água.

A gordura vai sair fácil.

Mantenha a cozinha cheirosa

Para evitar que o ambiente fique com cheiro da fritura, ferva água com cascas de laranja.

Para remover odores da geladeira, coloque um pedaço de algodão umedecido com essência de baunilha em uma das prateleiras.

Lembre-se de que aromas fortes e adocicados não combinam com a cozinha, afinal, é um espaço destinado ao preparo de alimentos. No caso de usar essência, prefira os cítricos.



Fonte: site Mais Feliz


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário