Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Civilidade

               




Trechos de Alô, Chics! – Etiqueta Contemporânea, de Gloria Kalil

TESTE SUA CIVILIDADE

TAXA DE CIVILIDADE

ALÔ, CHICS! A gente paga INSS, CPMF, taxa de lixo e não sei mais o quê. Pois eu acho que em vez de pagar tudo isso bastava pagar o TC – Taxa de Civilidade. Garanto que tanto o governo como nós mesmos sairíamos beneficiados. Para calcular a TC, chequem a lista abaixo para conhecer doze coisas que isentam do pagamento, e mostram quanto vocês estão contribuindo para o bem-estar público:

1. Levar cachorros para passear sem esquecer os apetrechos necessários para fazer desaparecer os vestígios fisiológicos que os lulus deixam nas calçadas. Essa dica é especialmente útil para moradores de bairros que se transformaram em "cocozódromos" a céu aberto... Ô nojo!

2. Saber ouvir uma história até o final sem interromper para contar a sua que é muito melhor.

3. Não confundir casamentos com bailes e vestir-se diferentemente nas duas ocasiões.

4. Falar baixo – até mesmo quando estiver fazendo valer seus direitos.

5. Respeitar filas – sejam elas quais forem.

6. Conter os impulsos assassinos quando estiver dirigindo e, principalmente, evitar insultos pesados para não pagar o mico de encontrar com o insultado no jantarzinho que seu novo patrão convidou.

7. Avisar um amigo que ele esqueceu de fechar o zíper da calça, que ele está com um verdinho engastalhado nos dentes, que ele se sentou em cima de um chiclete, que o cabelo dele está esquisito. É falta de caridade cristã não fazê-lo.

8. Respeitar faixa de pedestres.

9. Esperar que as pessoas saiam do elevador antes de ir entrando...

10. Para homens: ajudar as mulheres a carregar uma mala ou um pacote nitidamente pesados. Elas só não vão gostar se forem tontas.

11. Para mulheres: fazer um cafezinho para um namorado ou colega de escritório. Esta gracinha não faz de vocês pessoas subalternas. É só uma gentileza.

12. Para celebridades: não reajam com prepotência às situações difíceis. Nada de "você sabe com quem está falando". Dizer por favor e obrigado todas as vezes que a situação pedir.


Se vocês disseram sim a pelo menos 11 dos 12 itens acima, parabéns. A comunidade civilizada agradece. E vocês sabem:

NINGUÉM É CHIC SE NÃO FOR CIVILIZADO!

Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados




Nenhum comentário:

Postar um comentário