Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como secar flores para arranjos




Secagem na areia

Este método é especialmente indicado para a secagem de flores grandes e delicadas, como rosas, tulipas ou cravos.


Seque previamente areia fina no forno do fogão. 

Depois de seca deixe esfriar.

A areia extrai a água das plantas. 

Retire todas as folhas.



Coloque a flor que você quer secar dentro de uma caixa de sapato para enterrar as flores na areia. tente, na medida do possível, que cada pétala fique rodeada de areia.

Flores como as margaridas, por exemplo, devem ser mergulhadas com a cabeça para baixo; as flores em forma de cálice devem ser cheias cuidadosamente com areia e depois enterradas.

As flores muito grandes deve-se cortar os talos até uma altura de 2-3 cm

Todos os caules devem levar arame para dar apoio; nos caules ocos, ele é introduzido e fica preso ao receptáculo mediante um pequeno gancho formado na extremidade. 

A flor seca é posteriormente retirada com todo o cuidado com o auxílio desse arame. O período de secagem pode variar entre poucos dias e um mês, no máximo.



Secagem ar livre


As flores de plantas não muito carnudas são colocadas de cabeça para baixo num local escuro e arejado. Resguardadas da luz, elas conservam as cores.


Como colher as flores e fazer a sua preparação

Colha as flores em dias secos. As flores devem estar totalmente abertas. As flores herbáceas devem ser colhidas antes de largarem a semente. 

Apanhe sempre mais do que o previsto, pois algumas flores podem estragar. Use somente as flores perfeitas. 

Coloque-as na água até a preparação da secagem. Retire as folhas dos caules. As flores grandes e pesadas devem ser envolvidas com arame de florista para ajudar a manter a forma.



Cuidados com as flores secas armazenadas

As flores secas guardadas em casa podem ser atacadas por insetos caseiros, tais como besouros ou outros similares. Estes bichos não vêm junto com as flores colhidas entram nas caixas em casa durante o seu armazenamento. 

Verifique as caixas de vez em quando, para eliminar as contaminadas. Recipientes bem fechados impedem a invasão. A naftalina pode ajudar a repelir os insetos. Limpeza e persistência são os melhores meios de remediar a situação.


***Atenção


Não pense que flores secas conservam o seu estado para sempre sem ficarem danificadas. As flores secas devem ser substituídas uma vez por ano por arranjos novos. Se tiver cuidado e fizer a sua manutenção podem durar mais tempo do que o estimado.

 Mesmo as melhores flores secas desbotam   e devem ser eliminadas quando já não produzem o efeito desejado. Elas podem ser levemente matizadas com pinturas ou tinturas de aerosol para uma cor mais durável.

 
Secagem com sílica-gel

A sílica-gel ajuda a extrair a água das flores de uma forma eficiente. Este produto deve ser conservado em recipientes fechados. 

Quando úmida fica com um tom avermelhado e seca torna-se branco-azulada. A sílica-gel pode ser colocada no forno para secar com uma temperatura de 120 a 130°C . Depois de seca pode ser usada sem qualquer problema.


Passo a passo da secagem


Para secar flores com sílica, use uma caixa de plástico bem vedada ou um vidro de boca larga.
Coloque o produto no fundo, acomode as flores e cubra totalmente com mais sílica.




 
                                    








Secagem com Prensagem em Papel



Amor-perfeito

Utilizar jornais velhos, livro grosso ou  uma lista telefônica sem uso.
Acomodar a flor na página, não deixando dobrar as pétalas.
Distribua as flores em diferentes páginas.
Fechar a página e colocar várias folhas de intervalo, procedendo de forma igual até terminarem as flores.
Colocar um peso em cima e deixar por 2 a 4 semanas.
Quando retirar guardar numa caixa de papelão com folhas de papel toalha ou manteiga até usá-las. 

Você pode desidratar as folhas também mas é melhor secá-las separado, pois têm tempo diferente de secagem.


Fonte: fazfacil