Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cuidados na hora de depilar













Depilar com cera é eficiente mas agride nossa pele. Arrancamos células superficiais da derme junto com os pelos, conheça algumas reações para
saber como combatê-las.














                                                                                 



Irritação                                                                            

A pele fica vermelha e pode arder ou coçar. Entre as causas dessa reação estão o uso de loções ou desodorantes logo após a depilação, o atrito com roupas e a sensibilidade causa da pelo calor ou pela composição do produto.

O ideal é deixar a região livre de cosméticos por, pelo menos, 12 horas. Em alguns casos, será preciso aplicar cremes à base de corticoide, sob a supervisão de um médico.


Foliculite

São aquelas bolinhas que lembram espinhas, comuns alguns dias ou semanas após a depilação. Surgem porque o pêlo não consegue ultrapassar a pele, provocando inflamação.

Três dias antes da depilação, utilize um pouco de sabonete antisséptico e uma bucha vegetal para fazer massagens circulares (sem friccionar demais) nas áreas afetadas. Isso ajuda a reduzir o problema. Em casos mais graves, um médico pode receitar antibiótico.


Manchas

Trata-se de uma reação natural em casos de infecção na pele, causada tanto por pelos encravados como por foliculite. Em ambas as situações a pele é agredida, estimulando seu escurecimento (maior produção de pigmentos no local).


Para eliminá-las, recomenda-se o uso de cremes clareadores, sempre receitados por um dermatologista. Além disso, é essencial evitar a exposição ao sol! Em quadros clínicos mais graves, peelings, que eliminam os sinais do problemas e renovam a pele, podem ser realizados na região afetada.


O que fazer...

Antes

• Evite expor-se ao sol antes da depilação.
• No dia, não use cremes e óleos corporais.
• Procure remover os pelos após o banho, com a pele limpa.
• No dia da depilação, vista peças largas e, preferencialmente, de algodão. Jeans e lycra, por exemplo, contribuem para o aparecimento de pelos encravados!

Depois

• Aplique um hidratante suave ou gel de calêndula ou camomila para amenizar possíveis irritações na área.
• Evite pelos encravados recorrendo a gel com azuleno.
• Jamais passe qualquer produto com álcool — desodorante inclusive! — até
12 horas após o procedimento. Eles agridem a pele, gerando até pequenas lesões.



Receitas caseiras de cera

 Cera quente:

Você vai precisar 

* 1 kg de açucar
* suco de 1 limão
* 1 xícara de água
 
Como preparar

Coloque os ingredientes em uma panela e cozinhe até ficar em ponto de bala puxa-puxa, o grande segredo é acertar o ponto. Deixe esfriar até a mistura ficar morna. Antes de aplicá-la, verifique com o dedo se ela não está quente demais.

 Use uma espátula para aplicar sobre os pelos e espere esfriar até que dê para puxar e arrancar os pelos.

Para manter a temperatura ideal, esquente em banho-maria.

Cera com maracujá

Ingredientes

* 4 xícaras (chá) de açúcar
* 1 xícara (chá) de suco de cenoura coado
* 2 xícaras (chá) de suco de maracujá coado
*1 colher (sobremesa) de fubá
* 1 xícara (café) de água

Preparo

Leve ao fogo o açúcar, o suco de cenoura e o suco de maracujá, deixando ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes de depilar faça uma leve esfoliação (com fubá e água) na área a ser depilada.

Lave, enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano de algodão. Puxe a cera no sentido contrário do crescimento dos pelos.

Após a aplicação, lave, seque e aplique um hidratante.

A cenoura contém betacaroteno (provitamina A) que ajuda a pele a ter um bronzeado mais uniforme e mantê-lo por mais tempo.


Cera fria:

Ingredientes

* 1kg de açúcar,
* suco de 1 limão
* 1 xícara de água

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e cozinhe até ficar em ponto de bala puxa-puxa, o grande segredo é acertar o ponto.

Deixe esfriar até a mistura ficar morna.
Antes de aplicar a cera, verifique com o dedo se ela não está quente demais.

Use uma espátula para aplicar sobre os pelos e espere esfriar até que dê para puxar e arrancar os pelos. Você pode aplicar a cera diretamente na pele e puxar os pelos, ou aplicar a cera em folhas de papel celofane, colocar no local que vai ser depilado, e puxar. Puxe sempre no sentido contrário ao nascimento dos pelos.

Dicas

- Para manter a temperatura ideal, esquente em banho-maria.
- Evite o sol quando estiver aplicando a cera, pois o ácido do limão pode causar manchas na pele. Após a aplicação lave bem o local para que não fiquem resíduos.

Fonte: http://ihaa.com.br;  http://mdemulher.abril.com.br/beleza