Desenrolando o cotidiano

Desenrolando o cotidiano
Este é um blog de dicas naturais para melhorar sua vida! Porém, seguir os conselhos não exclui a necessidade de tratamento médico para seus problemas...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Divertindo as crianças





Nas férias as crianças ficam sem opções para brincar. Vamos ajudá-las com atividades que faça com que elas desenvolvam a  criatividade, imaginação e ainda sintam- se felizes .

Encontrei umas dicas de artesanato fáceis de fazer,  só  precisa paciência e  dedicar um tempinho especial para curtir o momento.

 
Grampos com flores de miçangas

Material:

Miçangas (também pode usar contas de vidro, ou pérolas)

Tesoura
Fio metálico
Lantejoulas
Grampos
Cortadores de fios


Maneira de fazer:


Separe as miçangas, e organize-as no fio. É importante que seja de metal para que possa dar o formato das rosas.

Coloque quinze miçangas para cada pétala, portanto vai precisar de um fio metálico extenso o suficiente para fazer as cinco pétalas.

Com uma pétala formada, torça o fio, fazendo uma base para a pétala, obedecendo o formato de uma flor, e continue a preenchê-lo com as miçangas para fazer a outra pétala.

Depois que preencher o fio com as contas, torça as duas pontas das extremidades juntas, deixando uma das pontas com cerca de 4 centímetros.

Use o alicate para unir as duas extremidades, fazendo um pequeno contorno, torcendo para que os fios fiquem bem presos. Pegue a ponta do fio que ficou maior, e faça uma inversão, passando-o para a parte de cima da flor.

Encaixe a lantejoula, encaixe uma miçanga, e torne a colocar o fio para dentro, passando novamente pela abertura da lantejoula.

Repita o procedimento para fazer a segunda flor.
Com o alicate, enrole as pontas excedentes do fio no grampo, fazendo o acabamento. Torça várias vezes, contornando o grampo, certificando-se que está bem fixado, e estará pronto.



Fantoches com meia                                                                                                                                                  
    
 Materiais:
  
  1 meia
  2 botões
  2 pedaços pequenos de feltro
  Linha e agulha        
                                                                             


Como fazer:

Tire a meia e no lado oposto do calcanhar costure os dois botões, que vão cumprir a função dos olhos, aproximadamente a 4 cm da ponta, dependendo do tamanho da meia.

Com os pedaços de feltro tem que fazer em cada um deles uma espécie de forma de língua, eles serão as orelhas. Quando estiverem prontas, costure-as também no lado oposto do calcanhar, por trás dos olhos mas um pouco mais abertas.

Finalmente, coloque sua mão dentro da meia, o dedo polegar no calcanhar e os outros na ponta, assim terá a forma da boca quando usar este adorável fantoche de meia.




Tinta especial para pintar com os dedos



Ingredientes:


Farinha de trigo

Corante de comida (vegetal)
Água




Maneira de fazer:

Coloque duas xícaras de água para ferver; enquanto isso dissolva 1 xícara de farinha de trigo em água fria.


Quando a água ferver, retire-a do fogo e pouco a pouco adicione a farinha de trigo, mexendo sempre para não formar bolinhas.

Uma vez que tiver misturado bem, coloque a panela novamente no fogo e deixe ferver durante 1 minuto.


Após esse minuto, retire e divida a mistura em diferentes potes (um para cada cor de tinta) e coloque o corante vegetal na cor que você preferir.

A quantidade de corante irá depender da cor que você deseja para sua tinta.

Deixe esfriar e depois chame suas crianças para brincar.


Guarde a tinta na geladeira para que consiga se conservar melhor.

Massa de modelar




Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
2 colheres de óleo de cozinha
Corantes de alimento
Água, quantidade necessária



Maneira de fazer:

Em uma tigela misture a farinha de trigo, o sal e o óleo, e pouco a pouco coloque a água, até obter uma boa consistência que lhe permita modelar. Sove bem até que deixe de grudar nos dedos.

Quando você terminar, tinja a massa com os corantes, sovando-a bem. Depois guarde-a coberta com papel filme ou em potinhos na geladeira


Pronto! Divirta-se com a criançada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário